Funpapa promove ação cidadã no CRAS Tapanã

A Fundação Papa João XXIII (Funpapa), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro do Tapanã, promoveu, nesta quinta-feira, 05 de agosto, a Ação Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). A ação cooperada foi coordenada pela Funpapa, com o objetivo de atender a população do entorno do CRAS. Durante a programação, foram atendidos 250 moradores.

Durante a rotina do CRAS, a equipe do centro de referência realizou um levantamento das principais demandas, para que pudessem programar os atendimentos. A partir dessa verificação foi articulado o tipo de atendimento necessário, junto aos órgãos parceiros, que prontamente se dispuseram a participar. Em virtude das restrições impostas pela pandemia, foi necessário fazer agendamento, para garantir a organização da ação, bem como evitar aglomeração dentro da unidade. A divulgação foi realizada com antecedência, diretamente no CRAS, em cada atendimento realizado, como também contou com o apoio dos líderes comunitários.

Serviços – Foram ofertados os serviços de emissão de certidão de nascimento, atendimento para inclusão no CadÚnico, aplicação da Vacina contra H1N1, consultas médicas, teste rápido para detecção de HIV, sífilis, e hepatite C, avaliação clínica com uma equipe de enfermagem, e encaminhamentos para a realização de mamografias e exame ginecológico feminino (PCCU).

O presidente da Funpapa, Alfredo Costa, falou da importância da realização de ações como essa na vida de cidadãos, “que, muitas vezes, não têm condições de pagar uma consulta médica nem de realizar os exames. Outros não têm conhecimento dos benefícios de estarem incluídos no CadÚnico, e essas encaminhamentos foram realizados por nossa equipe, inclusive, orientações sobre o programa de renda cidadã Bora Belém, da Prefeitura de Belém, o qual já beneficia cerca de seis mil famílias carentes. A assistência social é uma política de articulação, para que os direitos sejam efetivamente garantidos” destacou.

A Funpapa dispôs de toda infraestrutura para a realização da programação, como também proporcionou a todos, usuários e servidores, um mingau especial.

Denominando o CRAS como espaço do povo, a moradora Romilda Alves fez questão de declarar sua satisfação com a promoção da ação de cidadania em seu bairro. Ela destacou que foi muito bem atendida pela equipe do centro de referência, que a acolheu de forma muito digna, e parabenizou a iniciativa.

“Tudo foi organizado com muito carinho e seriedade por todos nós da equipe. Cada um tinha uma tarefa, e assim foi feito. Conseguimos um resultado maravilhoso, graças à união de todos, para atender nosso público de forma segura e com o acolhimento necessário”, disse a coordenadora do CRAS, Osvaneide Matos.

O trabalho continua. Uma outra ação já está sendo programada, com a perspectiva de ocorrer em setembro, e contará com mais serviços, como Emissão de RG e CPF.

Texto: Maura Carvalho