O que você procura?

Crianças Warao vencem campeonato de futebol de projeto social no Guamá

Alegres, sorridentes, motivados e com perspectivas de um futuro melhor. É assim que desejamos ver nossas crianças. Isso foi concretizado em um evento realizado no sábado, 10, no bairro do Guamá. A Fundação Papa João XXIII (Funpapa), por meio do seu Espaço de Acolhimento Institucional do Tapanã, responsável por acolher a comunidade indígena da etnia Warao, proporcionou às crianças a participação em um campeonato de futebol do Projeto Bom de Bola, que resultou na vitória do time composto pelas crianças Warao.

Muita alegria pode ser constatada na face de todos os envolvidos, em especial, as pequenos que há muito sofrem por terem saído de sua terra de origem, e têm que conviver em uma outra cultura.

Tudo começou quando o educador do espaço de acolhimento, Leandro Marques, postou em suas redes sociais uma foto das crianças Warao com uma bola em um campo. Em seguida, Genilson Araújo, um dos coordenadores do Projeto Bom de Bola, realizado no bairro do Guamá, viu e o incentivou a inscrever as crianças na média de idade entre 8 e 12 anos para que pudessem participar do torneio de encerramento do semestre desse projeto. Através do espaço, toda articulação foi feita para a efetiva participação do time Warao.

Esporte como cidadania para comunidades vulneráveis

O Projeto Bom de Bola atende cerca de 55 crianças das comunidades do Riacho Doce e Tucunduba. Lá elas participam de aulas de futebol de salão e precisam estar regularmente matriculadas em escolas para que possam garantir sua permanência. As atividades deste primeiro semestre foram finalizadas com distribuição de medalhas e cestas de alimentos para todos os alunos, com o retorno das atividades programado para o início de agosto.

“O desafio de treinar as crianças sem nenhuma estrutura de equipamento nos deu mais forças para que pudéssemos garantir a participação delas no campeonato” declarou Leandro Marques. Palestra de incentivo abordando a importância de praticar esportes e destacando as conquistas que podem vir por meio dele, foram os temas ministrados aos meninos pela equipe do espaço.

Unidos em um só objetivo, a equipe do espaço de acolhimento se mobilizou para aquisição dos acessórios necessários para o jogo. Uniforme e calçados foram obtidos através das doações, e parte delas advindas também do empenho do grupo Amigos da Confraria do Futebol, que se sensibilizou com a causa.

Os meninos foram destaques do início ao fim da competição, com a vitória de 2×0, somados aos títulos de Artilheiro, recebido por Danilo Cardona, que fez três gols na competição, e de melhor goleiro para Yorki Cardona, sem nenhum gol sofrido. Além do troféu, cada criança ganhou uma cesta básica, motivo de felicidade extensivo aos familiares.

Incentivo – No espaço de acolhimento é desenvolvido o Projeto Esporte, Cultura e Lazer Warao, que destaca como benefício à sociedade, que o esporte e as atividades de lazer desempenham um papel positivo para socialização de crianças e jovens. Esta forma de inclusão social é muito importante para diminuir as desigualdades e gerar oportunidades para grupos que vivem em condições de vulnerabilidade social como os indígenas Warao.

“É na primeira infância que os sonhos começam a se desenhar no imaginário infantil, e não podemos permitir que isso se perca em meios às adversidades sofridas por esse povo por viverem em condição de refúgio. Nosso papel é justamente articular e promover formas para o convívio digno em sociedade, independente da terra de origem. Poder proporcionar uma nova perspectiva a essas crianças testifica que estamos no caminho certo” destacou o presidente da Funpapa, Alfredo Costa.

Texto:
Maura Carvalho